BSJ promove evento sobre experiências artísticas dentro e fora da prisão

Gratuito e 100% presencial, evento acontece de 2 a 26 de abril, com programação que reúne escritores, artistas e especialistas que passaram pelo sistema prisional

, atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Atividades serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira
Atividades serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira - Foto: Divulgação
Atividades serão realizadas na Biblioteca Sinhá Junqueira - Foto: Divulgação

A 1ª Mostra Experiências Artísticas e Literárias dentro e fora da Prisão, que a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) realiza a partir do próximo dia 2 e avança por todo o mês de abril, tem como objetivo criar um espaço de reflexão e de expressão sobre as vivências de pessoas que passaram pelo sistema prisional e utilizaram a arte e a literatura como ferramentas de sobrevivência naquele ambiente. E para tanto, o evento é composto por 70% de pessoas que estiveram privadas de liberdade e que se tornaram escritores e artistas.

Serão oito dias de programação plural entre rodas de conversa, apresentações teatrais, exibição de documentário e, principalmente, espaços de troca de experiências entre os artistas que desenvolveram suas habilidades através da educação, da leitura, da escrita, da arte como um todo, durante e após o período de reclusão. Um dos destaques fica por conta da abertura com a presença do compositor, ator e músico paulistano Dexter, o Oitavo Anjo, que levou seu rap ao público do festival Lollapalooza, há exatamente um ano, com essa mesma abordagem que o evento traz. O advogado Carlos Andrade também compõe a mesa.

A mostra ressalta, ainda, o trabalho e a atuação social de escritores e poetas, como Karina Biondi, do Maranhão, e de especialistas, como o advogado Ewerton Carvalho, de São Paulo, muito ativo na área dos direitos humanos. Ator da série de streaming “DNA do crime”, Erick Soares participa da roda de conversa “Escrita, arte, educação e liberdade”. Já o espetáculo “O crime não compensa”, ganha espaço no auditório da Biblioteca e também na Penitenciária de Pontal. No último dia, 26, está prevista a exibição do documentário “Liberta”, com a presença da diretora, Débora Gobitta, e da escritora e slammer, Gih Trajano.

Para o diretor da BSJ, Ciro Monteiro, que trabalhou por 10 anos com atividades de incentivo à leitura dentro da prisão, essa mostra é um dos mais extraordinários eventos a ser realizado pela Fundação Educandário. “É um lindo encontro de vivências que pretende mostrar que as pessoas podem mudar, por meio da arte e da literatura, os caminhos de suas vidas”, observa.

A maioria dos encontros ocorre na própria BSJ e não é preciso fazer inscrição. Já para a mesa de abertura “Arte e literatura: o mundo após o cárcere”, com o rapper Dexter, realizada no Teatro Municipal, dia 2/4, de 19h30 às 21h30, há distribuição de ingressos uma hora antes do início do evento.

A 1ª Mostra Experiências Artísticas e Literárias dentro e fora da Prisão é uma realização da Biblioteca Sinhá Junqueira, Fundação Educandário, SP Cult, SP Governo do Estado e Observatório do Livro.

SERVIÇO
1ª Mostra Experiências Artísticas e Literárias dentro e fora da Prisão
Roda de conversa: Arte e literatura: o mundo após o cárcere
com Dexter e Carlos Andrade
02/04, das 19h30 às 21h30, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Via São Bento, s/n - Campos Elísios
Oficina: Fanzinando entre grades - com João Francisco Alves (Jofra)
05/04/2025, das 15h30 às 16h30, no Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira - Rua Duque de Caxias, 547 - Centro
Espetáculo: O crime não compensa
12/04, das 10h às 11h, no Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
Roda de conversa: Escrita, arte, educação e liberdade
12/04, das 14h às 16h, no Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
Roda de conversa: Direito, educação, ação social e caminhos possíveis
19/04, das 14h às 16h, no Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
Roda de conversa: Afetos, escrita e biblioteca na prisão
24/04, das 19h30 às 21h30, no Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
Documentário: Liberta: um livro pode mudar um destino
26/04, das 14h às 16h, no Auditório Biblioteca Sinhá Junqueira
Mais informações no site bsj.org.br/agenda