Fita Uno: o queridinho do brasil que virou lenda sobre rodas

Mesmo fora de linha, modelo continua vivo na memória e na garagem de muitos brasileiros.

, atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mesmo fora de linha, Fiat Uno ainda é reverenciado
Mesmo fora de linha, Fiat Uno ainda é reverenciado - Foto: Divulgação
Mesmo fora de linha, Fiat Uno ainda é reverenciado - Foto: Divulgação

 

Quando se fala em carro popular no Brasil, é impossível não lembrar do Fiat Uno.
Prático, econômico e resistente, ele marcou gerações desde que chegou às ruas brasileiras, em 1984. Hoje, mesmo fora de linha, o Uno continua vivo na memória e na garagem de muitos brasileiros.

Uma revolução sobre rodas

Lançado na Europa em 1983, o Fiat Uno desembarcou no Brasil no ano seguinte, com um design inovador para a época. Suas linhas retas, o famoso para-brisa quase vertical e a traseira quadrada não foram apenas uma questão de estilo eram soluções pensadas para otimizar espaço interno e aerodinâmica.
Logo de cara, o Uno ganhou o coração dos brasileiros por ser simples, acessível e funcional.

Uno Mille: o carro do Brasil

Em 1990, com o lançamento do Uno Mille, a Fiat deu um passo decisivo na história do carro popular. Com motor 1.0 e preço acessível, o Mille foi uma resposta direta ao programa do governo que incentivava carros mais baratos e econômicos. Resultado? Um verdadeiro sucesso de vendas. Durante muitos anos, o Mille foi o carro mais vendido do país.

Mais do que um meio de transporte, o Uno virou parte da cultura popular. Seja como primeiro carro de muitos jovens, táxi nas pequenas cidades ou companheiro fiel de estrada para trabalhadores e famílias, ele sempre esteve presente. Há quem jure que o Uno aguenta tudo e com razão. A durabilidade e simplicidade mecânica são marcas registradas do modelo.

Versões que marcaram época

Ao longo das décadas, o Uno ganhou diversas versões que entraram para a história:

Uno 1.5R
Uno Way
Uno Economy
Uno Turbo, nos anos 90, que foi o primeiro carro 1.4 turbo de fábrica no Brasil.

Em 2010, a Fiat lançou uma nova geração do Uno, com linhas arredondadas e proposta mais moderna, mas ainda assim, mantendo o espírito de simplicidade e praticidade que o consagrou.
Em 2021, a Fiat anunciou o fim da produção do Uno no Brasil, após 37 anos de história. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de unidades produzidas no país.
O último modelo, uma edição especial chamada Uno Ciao, foi uma homenagem à trajetória do carro que deixou sua marca definitiva no asfalto e no coração dos brasileiros.

O Fiat Uno sai de cena, mas seu legado permanece. Nas ruas, nas lembranças e nas histórias de quem viveu momentos inesquecíveis ao volante desse verdadeiro guerreiro das estradas. Siga nosso Onstagram: @autofocorp